Constantes mudanças na geração de energia elétrica vêm ocorrendo no mundo atualmente, visto o crescente panorama de desenvolvimento de novas tecnologias e a forma com que elas estão se tornando disponíveis para o consumidor final.

Esse crescente interesse de empresas por fontes alternativas de energia elétrica estimulou, entre outras coisas, o crescimento dos  financiamentos, sejam públicos ou privados.

A partir desta demanda, linhas de financiamento estão surgindo no mercado e o foco deste artigo é mostrar para você como financiar energia solar de forma correta e quais as melhores linhas de crédito disponíveis no mercado para sua empresa.

Ficou interessado? Acompanhe!

A quem se destina o financiamento de energia solar?

A Resolução nº 687/2015 da ANEEL autoriza pequenos e médios geradores de energia elétrica, inclusive aqueles geradores com a condição de pessoa física, a se conectarem a rede de distribuição como mini e microusinas de geração a partir de fontes renováveis.

Essa conexão, depois de feita a correta instalação seguindo os passos adequados, permite o contratante ser um autoprodutor e ter economia e alto rendimento, além de gerar energia para o sistema de distribuição.

As pequenas e médias empresas que vão financiar energia solar a partir destas novas práticas contam com alguns diferenciais, como juros baixos, prazos acessíveis para a sua realidade, além de bônus para aqueles que pagam em dia as parcelas do contrato.

Vale também salientar que o financiamento pode inclusive ser utilizado para a aplicação de todo o sistema fotovoltaico, inclusive a sua instalação.

Por que começar um financiamento?

Essa pergunta que atinge diversas empresas que pensam em aplicar a energia solar nas suas instalações: Por que financiar energia solar?

Além das taxas de juros atrativas e o fato do contratante não precisar desembolsar o valor integral para investir em energia fotovoltaica,  temos ainda mais ganhos financeiros, pois em alguns casos, como no financiamento do BNB, o custo se neutraliza: a parcela da prestação é equivalente ao valor da economia proporcionada pelo sistema e você não vai ter um desembolso maior a cada mês.

O que é necessário para começar a financiar energia solar?

Primeiramente, para financiar energia solar, a empresa necessita de um projeto e um orçamento de implantação do sistema de geração. Aconselha-se procurar uma empresa especializada no assunto, com experiência e que seja de confiança.

Alguns bancos contam com condições, como somente aceitar projetos de empresas que estejam com a situação regular junto ao CREA e que possuam as certificações adequadas, como IEC 61215 e INMETRO para os painéis e para os inversores.

Após o projeto e orçamento realizados, você pode partir para a negociação da proposta em si, com os cálculos de amortização e a compatibilização do valor das parcelas que serão pagas com o valor da redução projetada na conta de energia da empresa.

Feito isso, a proposta é submetida para aprovação e então também é feita a aplicação do projeto na concessionária de energia para a aprovação como micro ou minigeradora de energia.

Quais as melhores linhas de financiamento para energia solar disponíveis?

Conforme foi dito, para financiar energia solar, alguns bancos públicos e privados possuem linhas de financiamento especializados, com melhores condições para os interessados em investir na geração de energia limpa.

Podemos citar alguns, como:

Caixa Econômica Federal

A Caixa Econômica Federal anunciou que os equipamentos de geração de energia solar contarão como itens financiáveis, através da sua linha de financiamento CONSTRUCARD. As parcelas podem ser divididas em até 240 vezes, com taxas de juros atraentes, que variam em torno de 2,5% ao mês, para os que estão interessados no investimento. Para as empresas que já são clientes da Caixa, basta apenas solicitar a emissão do CONSTRUCARD.

Banco do Nordeste

O Banco do Nordeste, através do FNE Sol, procura financiar energia solar para empresas de todos os portes e segmentos (industriais, agroindustriais, comerciais e de prestação de serviços, além de produtores  e empresas rurais, cooperativas e associações legais) dos estados Nordestinos (além de Minas Gerais e Espírito Santo) .Com recursos do FNE, as taxas são atrativas, o prazo pode chegar aos 12 anos e o valor das parcelas mensais é compatível com o valor economizado na conta de energia. As taxas de juros variam entre 8,5% para pequenas e médias empresas, até 10% para as de grande porte, com bônus para parcelas pagas em dia.

Bradesco

Através do Leasing Ambiental, seu produto para financiar energia solar, o Bradesco tem como público alvo pessoas físicas e jurídicas que são correntistas do banco. O financiamento conta com uma entrada mínima de até 30% do valor do projeto e o prazo de pagamento varia entre 36 a 60 meses.

PRONAF

O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), através da linha de financiamento governamental chamada “Mais Alimentos”, possui uma linha especialmente voltada para pequenos agricultores. Estes agricultores estão aptos a financiar energia solar com projetos de até R$300mil e as taxas de juros variam entre 2,5% e 5,5% anuais. A carência é de até 36 meses após a aquisição do financiamento.

BNDES

O BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, possui uma linha de financiamento voltado para grandes projetos de energia solar, com disponibilização de até 80% do custo total da obra e taxas de juros de até 7,5% ao ano.

Como essa linha de crédito se propõe a financiar projetos de grande porte, condições adicionais são solicitadas, como a obrigação de participação mínima de 20% nos custos da obra e a possibilidade de emissão de debêntures.

Financie a sua Energia Solar! 

O financiamento de energia solar promovido pelos bancos públicos e privados tem como principal foco viabilizar a  energia solar para as pequenas ou médias empresas e consumidores regulares que são beneficiados a partir dessa resolução da ANEEL.

Antes de financiar energia solar para a sua empresa, deve-se escolher com cuidado a empresa que irá elaborar o projeto e o orçamento que será apresentado para a aprovação do financiamento. A ATP Solar é uma empresa sólida, confiável e com experiência no mercado de energia solar.

Dê o primeiro passo para o financiamento do seu sistema de energia solar. Entre em contato com o nosso time da ATP Solar e solicite o seu orçamento conosco!