As soluções sustentáveis para escolas estão cada vez mais presentes nessas instituições e podem produzir um efeito muito benéfico para a sociedade como um todo. Entretanto, é preciso articular essas iniciativas de forma correta para que seja alcançado o resultado esperado.

Muitas escolas pensam apenas na sustentabilidade ambiental, sem considerar todo o tripé sustentável – que engloba os fatores econômicos, ambientais e sociais. Dessa forma, as ações desenvolvidas acabam caindo no esquecimento, sem um grande impacto.

Imagine uma escola que promove apenas um grande evento para estimular a reciclagem uma vez por ano.

Trata-se de uma ação pontual que tende a mobilizar pais e alunos apenas por algumas semanas, sem realmente conscientizar para a importância de reciclar, não é? É preciso ir além disso para promover soluções sustentáveis para escolas.

Neste artigo veremos 5 exemplos de soluções sustentáveis para escolas que podem inspirá-lo. Confira!

5 soluções sustentáveis para escolas

As soluções sustentáveis para escolas são uma ótima forma de conscientizar os alunos sobre a importância das práticas sustentáveis, certo? Além de favorecer a construção de novos valores entre os estudantes, essas ações também beneficiam a instituição e a sociedade.

O exemplo deve sempre partir de cima. Uma escola que consegue reestruturar o sistema de energia elétrica para a produção de energia de fontes renováveis consegue mostrar um exemplo concreto para os alunos, reduzir o impacto das suas atividades no meio ambiente e ainda promove uma diminuição da conta de luz.

É pensando em todo esse contexto que separamos 5 ideias de soluções sustentáveis para escolas que podem ser aplicadas tanto na infraestrutura quanto em atividades diárias:

1. Promova oficinas com a comunidade

De nada adianta espalhar pela escola cartazes de conscientização sobre a reciclagem ou economia da água quando os alunos não recebem nenhum incentivo para colocar isso em prática. É muito comum vermos instituições que falam sobre a importância de reciclar o lixo mas não possuem nem mesmo lixeiras seletivas.

Além disso, é importante que as escolas consigam ir além da abordagem em relação ao meio ambiente para promover um impacto ainda mais positivo na sociedade. Que tal deixar o discurso de lado e incentivar a prática? Através de oficinas com a comunidade é possível aplicar vários conceitos de sustentabilidade – realmente demonstrando que essas ações são importantes para o mundo.

Através da união entre coordenadores, professores, pais e alunos é possível reafirmar o compromisso da escola com a sociedade.

Você pode estimular os alunos da escola a ensinarem inglês para crianças carentes, iniciar uma oficina de teatro, estimular a prática de um esporte, criar uma horta comunitária ou ainda colocar em prática programas de auxílio para deficientes físicos, jovens com problemas com drogas, entre outras iniciativas.

2. Sistemas de reaproveitamento de água

Outra das soluções sustentáveis para escolas que produzem efeitos na infraestrutura e auxiliam na educação dos jovens é a instalação de sistemas de reaproveitamento de água.

Certamente, poder visualizar um sistema na prática aumenta a efetividade de receber um panfleto falando sobre a importância de fechar a torneira enquanto escova os dentes, não é?

É importante criar a consciência sobre a importância da água e mostrar como ela chega até a torneira de suas casas – incluindo os processos de tratamento e a necessidade de preservação desse recurso natural.

Um sistema de reaproveitamento de água pode ser um grande diferencial para transmitir esse ensinamento.

3. Adote conceitos de Permacultura na Escola

Segundo o conceito de Permacultura, o homem deve se integrar permanentemente à dinâmica da natureza, utilizando apenas o que é necessário e devolvendo ao meio ambiente o que é necessário para a sua sobrevivência.

Ou seja, não basta realizar ações pontuais de sustentabilidade, mas sim promover uma mudança na cultura para que essas ações sejam incorporadas em nossas vidas.

Levar isso para dentro da escola incentiva o crescimento de jovens com consciência sustentável que entendem a importância de todo o tripé da sustentabilidade. Veja quais são os conceitos inclusos na Permacultura:

  • Água. Promove o acesso à água limpa para todos e se preocupa com a preservação da água no meio ambiente;
  • Energia e tecnologia. Uso ético dos recursos naturais e adoção de fontes renováveis de energia;
  • Comunicação e cultura. Partilha do conhecimento entre a comunidade e incentivo à cooperação – e não à competição;
  • Espécies e ecossistemas. Manutenção da diversidade de plantas e animais, respeitando todas as formas de vida;
  • Economia local. Consumo sustentável de produtos locais e com mínimo impacto no meio ambiente;
  • Segurança alimentar. Reestruturação da terra e solos danificados para a plantação de alimentos nutritivos e distribuídos de forma equitativa.

4. Reestruture o sistema de energia elétrica

As escolas tendem a apresentar um alto consumo de energia elétrica, não é? Minimizar os impactos disso no meio ambiente é uma das soluções sustentáveis para escolas que podem ser colocadas em prática.

É possível adotar algumas medidas para a redução do consumo de energia elétrica – como a instalação de lâmpadas de led ou criando uma estrutura que favoreça a ventilação natural.

Além disso, reestruturar o sistema de energia elétrica para adotar fontes de energia renováveis é muito indicado para escolas que desejam ser sustentáveis.

Ao instalar painéis fotovoltaicos para o fornecimento de energia elétrica por meio da energia solar é possível produzir grande parte da energia necessária de forma sustentável.

Além de reduzir o impacto no meio ambiente e diminuir a conta de luz, esses painéis podem despertar o interesse dos estudantes.

5. Ofereça espaços sustentáveis

A sustentabilidade deve estar presente em todos os aspectos da sua escola, por isso os espaços sustentáveis são tão importantes.

Lixeiras seletivas espalhadas pela escola, uma horta comunitária ou um playground construído com materiais reciclados são ótimos exemplos de aplicação disso.

Incorpore as soluções sustentáveis para escolas de todas as formas para ressaltar a importância dessas iniciativas para os alunos. Imagine que bacana seria criar uma oficina para a confecção de brinquedos com materiais reciclados e a organização de um espaço para que as crianças possam brincar com eles.

Incentive os alunos a pensarem de forma sustentável

Mais do que elaborar iniciativas sustentáveis, ouvir os alunos é um ótimo ponto de partida para implementar soluções sustentáveis em escolas. Colocar em prática as ideias elaboradas pelos estudantes incentiva que eles continuem pensando de forma sustentável e compreendam como essa cultura pode ser incorporada às suas vidas.

Este artigo foi útil para você? Continue aprendendo e saiba mais sobre como unir sustentabilidade e lucratividade!