A energia solar é uma fonte limpa, renovável e eficaz que praticamente não requer trabalho extra para o seu consumidor. Mas, para que um sistema fotovoltaico funcione de forma eficiente, é fundamental contratar uma empresa especializada e com experiência de mercado. Isso porque o processo vai muito além da instalação propriamente dita e é essa atenção dedicada às demais etapas que garantirão o máximo de eficiência e rentabilidade para o seu investimento.

A elaboração de um projeto executivo é muito importante neste caso. Pois influencia diretamente no resultado do seu sistema fotovoltaico. Algumas empresas utilizam softwares específicos para o cálculo preciso dos equipamentos, inclinação necessária e geração prevista. Pergunte ao seu fornecedor se ele possui departamento de engenharia e quais programas ele utiliza para o dimensionamento do seu sistema de energia solar.

Assim como em qualquer setor, não são raros relatos de golpes no segmento de energia solar. Em diversas regiões do país, empresas prometem a instalação completa do sistema fotovoltaico, mas apenas entregam os equipamentos e abandonam o projeto, deixando o consumidor na mão.

Exija do fornecedor uma cópia do memorial descritivo que foi entregue na concessionária de energia para dar entrada no parecer de acesso do projeto. Pois existem empresas no mercado que fazem o famoso “gato”. Ou seja, conectam o sistema sem informar a concessionária, o que não é permitido por lei, podendo assim, causar problemas futuros ao proprietário do imóvel.

Também é preciso conferir as especificações dos equipamentos adquiridos no projeto e a geração de energia prometida pela empresa. Não olhe apenas as quantidades, algumas empresas informam apenas as quantidades para os clientes e não a potência dos equipamentos e as vezes entregam a mesma quantidade com uma potência inferior.

Os painéis, por exemplo, têm potências nominais diferentes. Ou seja, 10 painéis de 260kW geram menos energia que 10 painéis de 320kW. Por isso, escolher de forma criteriosa uma empresa de energia fotovoltaica é muito importante. Afinal, como o ditado diz: o barato pode sair caro!

É um erro acreditar que no Brasil, atualmente, não há no mercado empresas brasileiras confiáveis e com muita experiência. Pesquise sobre a empresa, converse com clientes antigos, compare os resultados. Confira aqui outros mitos sobre a energia solar.

Confira agora as etapas do processo de instalação da energia solar e saiba como escolher a empresa certa para instalar seu sistema fotovoltaico!

Etapas do projeto do sistema fotovoltaico

Uma empresa confiável de energia fotovoltaica não irá entregar apenas o equipamento para você, mas irá desenvolver uma série de serviços para garantir o melhor aproveitamento da energia solar na sua propriedade.

Elaboração do projeto

Antes mesmo da instalação do sistema fotovoltaico, a empresa deve elaborar um projeto. É este projeto que irá garantir que os equipamentos se adequem às necessidades da sua residência ou do seu negócio e claro, às características da sua região, dentre outros aspectos.

Entre os pontos levantados pelo projeto estão:
– A disponibilidade da área do telhado;
– A orientação e inclinação para instalação das estruturas de suporte;
– O tipo de cobertura (telhas);
– Dados sobre sombreamentos e locais potenciais para instalação dos painéis;
– Locais potenciais de instalação dos demais equipamentos (inversor, por exemplo);
– A concepção do projeto;
– Produção energética demandada pelo cliente e a potência fotovoltaica a ser instalada;
– Estudo financeiro;
– Detalhamento de materiais e trilha do cabeamento.

Instalação do sistema de energia solar

Quando a equipe técnica da empresa é especializada, a fase da instalação propriamente dita é bastante simples, com pouca interferência na rotina do local a duração vária de acordo com a dimensão de cada sistema. Uma instalação mal dimensionada e sem as devidas proteções, aumenta consideravelmente o risco de curto-circuito, podendo vir a causar incêndios, entre outros danos na instalação elétrica.

Registro na Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL)

Um diferencial de algumas empresas é oferecer suporte ao consumidor para o registro do sistema junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Pergunte ao seu fornecedor se ele oferece este tipo de serviço.

Manutenção

Geralmente os sistemas fotovoltaicos não costumam demandar muita manutenção. A maior preocupação é com a potência dos painéis solares, que podem diminuir sua capacidade de geração devido ao acumulo de poeira ou outras adversidades. Por isso, a limpeza é um ponto fundamental na manutenção preventiva.

No entanto, para garantir a eficiência dos painéis e evitar que a sujeira fique acumulada, os projetos realizados por empresas confiáveis são desenvolvidos de acordo com o local de instalação, determinando condições favoráveis para um sistema autossuficiente, como por exemplo, considerando a inclinação dos painéis, o que fará com que a água da chuva escoe limpando os módulos fotovoltaicos.

Para evitar eventuais problemas com equipamentos, pergunte se a empresa possui seguro e garantias de instalação. Os painéis fotovoltaicos mais utilizados no mercado hoje, possuem garantia de 25 anos de funcionamento com perda gradativa de até 20% de potência ao longo dos anos.

Monitoramento da produção de energia solar via celular

Mais um diferencial de algumas empresas é o monitoramento do desempenho do sistema. Com um aplicativo é possível verificar, pelo celular ou computador, em tempo real e remotamente, quanta energia está sendo gerada e com isso pode-se constatar o desempenho do sistema ou possíveis falhas a serem corrigidas rapidamente.

Outros fatores para escolha da empresa certa para sua instalação

Registro na Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD)

Busque sempre as empresas de energia solar fotovoltaica que são associadas à Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD).

Com a certificação da ABGD, você tem a garantia de contratar uma equipe de profissionais de confiança, que seguem as normas regulamentadoras para a instalação de painéis (como a NR 10 e NR 35) e atendem as pré-qualificações necessárias para a elaboração projetos.

Tempo de mercado

O mercado de energia solar em geração distribuída é bastante novo. Por isso, as empresas também tendem a ser jovens. Apesar disso, diversas prestadoras de serviço estão vinculadas a outras empresas tradicionais no ramo da engenharia. É o caso da ATP Solar, braço da energia solar do Grupo ATP, que possui mais de 25 anos de experiência no Brasil, na América Latina e África em diversos setores, dentre eles, infraestrutura, engenharia, arquitetura e energia.

Equipe própria

Empresas que terceirizam o serviço de instalação podem ficar na mão do prestador de serviço, principalmente, a longo prazo (levando em consideração que a vida útil dos painéis são acima de 25 anos). Dê preferência para empresas que contam com equipe própria e que garantam suporte técnico para o seu sistema.

Converse com outros clientes

Nada melhor do que conversar com outros clientes da empresa para saber qual o feedback e a qualidade dos serviços prestados. Por isso, busque contato com antigos clientes.

O diferencial da energia solar para o seu negócio ou residência irá depender diretamente da empresa escolhida para realizar o projeto, instalação e manutenção do seu sistema. Sendo assim, é fundamental que você faça uma pesquisa de mercado com antecedência, analise bem as propostas e lembre-se: o barato pode sair caro!]

Agora que você já sabe as etapas de instalação de energia solar, solicite seu orçamento conosco!

Solicite um Orçamento Gratuito