A energia solar passou a ser vantajosa para pequenos e médios empresários. Não é raro encontrar notícias de empresas que têm feito uma economia considerável depois da instalação de placas solares. Apesar disso, muitos comerciantes ainda ficam perdidos na hora de escolher empresas de energia solar para fazer a instalação desses equipamentos.

Quais perguntas você deve fazer antes de contratar uma empresa de energia solar? Esse é o tema do artigo de hoje.

Acompanhe e esclareça as suas dúvidas!

Verifique se a empresa de energia solar atende a clientes do seu segmento

Uma boa maneira de escolher uma empresa de energia solar para o seu comércio é verificar se ela já realizou projetos no segmento de atuação do seu negócio e se desenvolveram projetos com consumos equivalentes de energia.

Muitas empresas de energia solar, no processo de negociação, realizam a apresentação do seu portfólio de projetos e instalações já executadas. Isso permite que você tenha referências de antigos clientes.

Então, pergunte a eles como foi o atendimento, a instalação, a homologação junto à concessionária, pós-venda e as garantias.

Tudo isso fará com que você tome a melhor decisão.

Faça um checklist antes de escolher

A missão de escolher uma empresa de energia solar adequada para a instalação de placas solares no seu comércio pode ser facilitada. Basta que você crie um checklist e depois, compare o resultado entre as empresas de energia solar que você está em dúvida.

Confira algumas perguntas que podem ser feitas:

  • A empresa possui boas avaliações na sua página de Facebook?
  • Existem registros em sites de reclamação, como o Reclame Aqui ou no Google? Essas queixas foram respondidas?
  • Que tipo de insatisfações os clientes relataram?
  • Quanto tempo de mercado a empresa de energia solar possui?
  • Qual a quantidade de sistemas fotovoltaicos instalados? Qual a potência total?
  • Possui registro no CREA e engenheiro eletricista?
  • Ela publica material educativo sobre energia solar?

A internet permite ampliar a pesquisa sobre as empresas de energia solar, auxiliando na avaliação de como está posicionada em seu segmento, através de notícias e blogs setoriais.

Além disso, uma empresa séria demonstra no seu site os dados principais de atuação e controles, permitindo uma avaliação ampla e transparente sobre a organização e seriedade do negócio.

Busque por soluções de energia solar personalizadas

Novas tecnologias permitem identificar se a empresa busca alternativas modernas e inovadoras em seus processos de oferta de serviços. Esse é um ponto bastante importante para garantir que certa opção seja a mais adequada para a sua empresa, pois estará apostando em uma fornecedora de serviços de energia solar moderna e profissional.

O uso de programas e softwares específicos para o projeto é fundamental para atingir os resultados esperados e ter retorno com seu investimento. Afinal, é possível efetuar simulações seguras sobre o produto a ser oferecido, dentro de suas necessidades.

Deve ser avaliado ainda se as empresas de energia solar fornecem apenas soluções fechadas ou executa um projeto personalizado para seu negócio, ajustando necessidades e características das instalações.

Normalmente, a falta de customização de projetos não produz os melhores resultados para o aproveitamento mais adequado do produto de empresas de energia solar.

Pergunte sobre a procedência dos equipamentos utilizados

Uma empresa séria utiliza equipamentos de referência mundial e devidamente certificados, que garantam a geração de energia por 25 anos, com uma perda máxima de eficiência de apenas 20%.

Utilizar materiais de qualidade inferior às necessidades é tão negativo como usar aqueles que são superdimensionados, pois ambos provocam resultados insatisfatórios e riscos de acidentes ou de falhas no processo.

Com relação às instalações, o risco ainda é maior, pois podem provocar impeditivos que inviabilizem a produção de energia ou até mesmo danos materiais e pessoais, o que não é o objetivo de seu negócio, certamente.

Como é o processo pós-venda das empresas de energia solar?

Normalmente, a pré-venda é aquele momento em que o cliente se sente um rei. Porém, após o fechamento do negócio, a decepção ocorre em relação ao atendimento prometido e prazos não cumpridos.

Isso somente ocorre em empresas de energia solar que não possuem processos de qualidade e que não tratam o cliente com o respeito que merece.

Para ter uma idéia de como se dá o processo de pós-venda, além de se certificar diretamente com a empresa, você pode analisar aspectos como:

  • A existência de canais de relacionamento de forma bastante clara;
  • Informações de reclamações em sites específicos ou com clientes atendidos pela empresa;
  • Um item sobre pós venda no contrato, disposto de forma clara e bem definida;
  • Existência de um programa de qualidade, rotina de atendimento e avaliação de desempenho, com processos bem definidos.

O que devo considerar sobre o custo do sistema?

Avalie o seu projeto sob o prisma de qualidade, segurança e preocupação com o meio ambiente. Ou seja, tudo que possa lhe trazer inúmeros benefícios de resultados efetivos e que compensarão, no decorrer do tempo, os custos do projeto de forma satisfatória.

Não compare apenas o preço, pois, na maioria das vezes, o menor pode não ser a melhor opção e o seu investimento pode não valer a pena no futuro. 

Tem interesse em investir em um sistema de energia solar para o seu comércio? Solicite agora mesmo um orçamento com ATP Solar. Entre em contato conosco!