Parte das discussões sobre a mudança da matriz energética mundial baseia-se no fenômeno que representa a energia solar fotovoltaica. Por ser uma opção limpa e renovável de grande potencial de exploração, e representar um fonte de eletricidade com grande potencial econômico, as previsões mostram que ela deverá estar presente na maioria das residências, comércios e indústrias.

São várias as vantagens da energia solar fotovoltaica, muitas delas já são bastante divulgadas – como por exemplo a economia. Outras vantagens, no entanto, ganham menos destaque. Conheça agora todos os motivos que irão te convencer adotar a energia solar:

Sustentabilidade da energia solar fotovoltaica

Por produzir eletricidade sem gerar gases do efeito estufa, a energia solar não contribui para o aumento da temperatura global, um dos principais fatores que levam às alterações climáticas. Segundo o U.S. Environmental Protection Agency, a instalação de painéis fotovoltaicos em uma casa pode levar a uma diminuição de três a quatro toneladas na emissão de carbono da residência.

Além disso, atualmente, o setor energético representa 24% das emissões de gases de efeito estufa no país, atrás somente do desmatamento.

Autonomia

A dependência mundial de matéria prima não renovável – como combustíveis fósseis – e de fontes de alto impacto socioambiental, gera instabilidade do mercado energético. Isso porque o preço da eletricidade fica atrelado ao preço de exploração destes combustíveis e aos acordos entre países etc.

Por exemplo, no Brasil, longos períodos de estiagem chegaram a comprometer a produção de energia, principalmente em São Paulo. Já no mundo, a exploração de petróleo e gás natural é motivo de muitos embates diplomáticos, com destaque para Rússia e outros países da Europa.

Por isso, a energia solar fotovoltaica traz autonomia em nível nacional e local, já que apostar na diversificação de fontes é uma forma de diminuir a dependência em relação a uma única fonte de energia elétrica.

Além disso, a solar fotovoltaica faz com que o consumidor fique menos vulnerável à variação das tarifas de eletricidade e à quedas de eletricidade em caso de falhas de transmissão.

Sem gasto com manutenção

Os painéis fotovoltaicos possuem longa garantia e vida útil de 25 anos. Sua manutenção é bastante simples e requer apenas a limpeza das placas para que o aparelho alcance a potência máxima e entregue mais eficiência na produção de eletricidade.

Fazendo um comparativo com a energia gerada por gerador a diesel, por exemplo, a manutenção da energia solar é infinitamente menor.

Energia pode chegar a locais isolados

Mais um benefício é em regiões de difícil acesso, em que a rede de transmissão convencional não chega ou é muito precária. Para estes casos, o principal modelo de produção de energia solar fotovoltaica é o sistemaoff grid, em que a eletricidade é produzida e armazenada em baterias.

Vale ressaltar que o investimento para a implantação de linhas de transmissão conectadas à rede elétrica tradicional é bem mais alto do que o da energia solar em alguns casos.

Valor à marca da empresa

Optar por uma uma fonte de energia renovável e limpa pode trazer diversos benefícios intangíveis para empresas e comércios. É uma forma de gerar valor e responsabilidade ambiental à marca.

Dois exemplos de certificação que atestam o comprometimento de empresas que produzem eletricidade por painéis fotovoltaicos são o Selo Solar, uma iniciativa do Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas para a América Latina (Ideal) – cuja obtenção é gratuita e tem validade de cinco anos -; e a Leadership in Energy and Environmental Design, a LEED, o principal selo de construção sustentável.

Economia

Como em qualquer gestão de empresas, os investimentos devem ser analisados em relação ao seu payback, ou retorno sobre o investimento. No geral, o payback da energia solar fotovoltaica costuma ser de quatro a dez anos.

Este cálculo depende de alguns fatores como  a tarifa da energia elétrica da cidade, o fornecedor contratado e o tamanho do sistema a ser instalado, cada caso precisa ser estudado individualmente por empresas especializadas.

Os benefícios que a energia solar fotovoltaica traz tanto para residências quanto para empresas é significativo, por isso vem crescendo sua importância enquanto fonte de eletricidade. Além de todos esses motivos, os sistemas fotovoltaicos são símbolos da eficiência energética e da modernidade.

Restou alguma dúvida sobre a energia solar fotovoltaica? Entre em contato com a ATP Solar!