Localizado em Recife, no bairro da Várzea (rua Zézito Costa Rêgo, 157, ), possui um case de sucesso da energia solar na educação bem interessante : O Colégio Conhecer, fundado em 1981 pela pedagoga Magnólia Wanderley, oferece um serviço escolar que compreende educação infantil, ensino fundamental e médio com o princípio de educar para a diversidade.

O Colégio Conhecer foi construído para ser um espaço voltado a educação e o aprendizado. Por isso, sua infraestrutura reflete todo zelo, criatividade, inovação e segurança desta instituição.

O compromisso da escola com a inovação é comprovado na iniciativa pioneira de ser uma das primeiras escolas de Pernambuco a incorporar um sistema de geração de energia solar fotovoltaica.

Rómulo Wanderley, que é engenheiro eletricista e marido da diretora do Colégio Conhecer, Magnólia Wanderley, percebendo as altas contas de energia e conhecendo as vantagens da geração de energia solar fotovoltaica, orientou a diretora na busca de uma empresa de referência no segmento, selecionando a ATP SOLAR como sendo a empresa escolhida para tocar o projeto.

Uma solução completa foi desenvolvida, contemplando: avaliação, planejamento, projeto, fornecimento, instalação e apoio no acesso de uma linha de financiamento que atendia as necessidades do Colégio Conhecer.

O sistema instalado possui 107 Painéis solares, 27,82 kWp de potência, que tem uma produção média mensal de 3.727kW/h, que equivale a uma conta de energia no valor de R$ 2.225,39 e atende o consumo de um prédio e gera créditos para uma segunda edificação.

Economia com a projeto da Energia Solar na educação

Em dezembro de 2015 o sistema foi conectado e o Colégio Conhecer teve a satisfação de ver a sua conta de energia praticamente zerada em uma das edificações. O próximo passo do Colégio Conhecer é ampliar o sistema para atender o consumo de todos os edifícios do complexo educacional.

A ATP SOLAR se sente agradecida por fazer parte de um projeto sustentável que busca a formação de cidadãos.