A energia solar no mundo tem ganhado impulso com a adesão de grandes empresas de diversos setores, estabelecendo metas para conseguir alcançar o desenvolvimento sustentável utilizando a geração de energia a partir da fonte solar. A partir da aplicação destes conceitos, as energias renováveis vem cada vez mais conquistando mercado e sendo uma boa opção para economizar o consumo energético, além de se tornar um diferencial competitivo.

Empresas como Google e Microsoft tem aderido ao uso de energia solar e estabelecendo metas afim de aumentar a independência na sua geração de energia elétrica e a redução de custos. Outro ponto importante que serve de motor motivador para o aumento da energia solar no mundo é a redução do impacto gerado por estas empresas, o que corrobora com a ideia do desenvolvimento sustentável.

Que tipos de empresas mais utilizam energia solar no mundo?

Mesmo com o fato da energia solar no mundo ter ganhado impulso nos últimos anos, algumas empresas ainda se destacam como referência na adoção das energias renováveis. Abaixo uma lista de companhias de diversos tipos e que utilizam a energia elétrica gerada a partir da fonte solar:

– Walmart

A rede de supermercados americana Walmart ampliou a geração de energia elétrica a partir da fonte solar nos seus estabelecimentos localizados nos Estados Unidos e está entre os 20 maiores em geração de energia elétrica a partir desta fonte. Gerando em média 10% a 15% do consumo total de energia da rede de supermercados, essa geração irá representar uma economia de US$ 31 milhões.

– IKEA

Juntamente com o Walmart, a IKEA também consta entre os 20 maiores em geração de energia solar no mundo. Através de um investimento de 4 milhões de euros na instalação de painéis fotovoltaicos em suas lojas em Portugal, a IKEA irá utilizar até 26% de energia elétrica gerada através da fonte solar. Além disso, possui o programa chamado IKEA Home Solar, que é uma nova área de negócios da empresa totalmente dedicada a ajudar e acelerar a transição para a utilização de fontes de energia renováveis.

– General Motors (GM)

A GM estabeleceu uma meta de utilizar 100% de energia elétrica gerada através de fontes renováveis até o ano de 2050 para todas as suas 350 operações nos 59 países que atua. Em 2016 a GM economizava US$ 5 milhões por ano com a utilização de fontes renováveis de energia e esse número só tende a aumentar com a meta estabelecida. Além de impulsionar a energia solar no mundo a GM também inaugurou um sistema de geração de energia elétrica através da fonte solar no Brasil, sendo o maior sistema da industria automotiva no país.

– Intel

A Intel se destaca com a utilização de 100% de energia elétrica gerada a partir de fontes renováveis. Com 18 projetos de geração de energia elétrica a partir da fonte solar nos seus 9 centros e como sendo a maior compradora de certificados de energia renovável nos Estados Unidos, a Intel consome um total de 3.1 bilhões de kWh/ano de energia renovável.

– Apple

A Apple possui um amplo programa de adoção de energia elétrica gerada a partir de fontes renováveis, com a construção de parques de geração de energia através da fonte solar, compra direta de energia limpa e compra de certificados. Além disso, é referência nos esforços para garantir uma internet que seja alimentada totalmente por energia renovável. 100% dos servidores da empresa são alimentados por energia elétrica gerada através de fontes renováveis e a empresa pretende aumentar o engajamento com outras companhias parceiras.

A busca das empresas pela redução do impacto das suas produções

Empresas de todos os portes e de diversos campos estão buscando por alternativas para reduzir o impacto gerado pelas suas produções e pela suas demandas. Utilizando o conceito de sustentabilidade – mantendo um consumo consciente sem que haja prejuízo para as gerações futuras e atingindo o desenvolvimento humano, estas empresas também estão conseguindo reduzir os seus custos a partir da aplicação da geração de energia elétrica a partir da fonte solar.

Além da redução de custos, a visibilidade comercial que é atingida a partir desses projetos de sustentabilidade também é um fator importante para a sua adoção.

Saiba mais!

Este artigo foi útil para você? Continue aprendendo e saiba mais sobre como unir sustentabilidade e lucratividade! Entre em contato conosco!