O momento é de crise econômica no Brasil, mas nota-se que a energia solar para empresa segue no sentido contrário, já que o número de consumidores que adquiriram sistemas fotovoltaicos e produzem a própria energia aumentou em 400% apenas no ano de 2016. E não é para menos. A energia solar é um investimento assertivo. Para as empresas é considerada uma das melhores maneiras de alcançar uma vantagem competitiva frente ao mercado.

Isso quer dizer que a solução em energia solar para empresa atende os três principais pontos da geração de valor de seu negócio: redução dos seus custos, viabilidade financeira e aumento da sua competitividade no mercado (já que o valor economizado mensalmente pode ser empregado em melhorias de processos na sua empresa).

Continue lendo abaixo e aprenda como a energia solar para empresa pode transformar o seu negócio.

Reduza os custos do seu negócio com a energia solar!

A tendência no país é que cada vez mais a tarifa de energia elétrica aumente, devido a alta demanda de eletricidade, o esvaziamento de reservatórios, a crise econômica, dentre outros fatores.

Neste cenário, diversas empresas vêm adquirindo sistemas fotovoltaicos, uma vez que o sistema pode entregar uma economia mensal de até 99% na  sua conta de luz. O investimento é de longo prazo: pode até parecer alto de início, mas na prática funciona como se o usuário pagasse adiantado as contas referentes a um período mais longo, e uma vez quitado o investimento – o sistema geraria apenas economia. O resultado é uma notável diminuição das despesas da sua empresa e o grande benefício de não ficar refém das altas nas contas de luz.

Nos primeiros três anos já é possível pagar o seu investimento em energia solar, visto que, em geral, o retorno sobre o investimento é de três a oito anos. É importante frisar que este ROI varia de acordo com o projeto e o local de instalação.

Como a vida útil dos sistemas fotovoltaicos é de pelo menos 25 anos em potência máxima, ao final de vinte anos, os equipamentos podem entregar economia nas contas de luz por 10 a 16 anos.  Em projetos desenhados para garantir o máximo de economia, o consumidor pagaria então apenas a taxa mínima da distribuidora, referente a taxas fixas de iluminação pública etc.

Sendo assim, supondo que o valor mínimo da conta de luz em determinado estado é de R$30, durante 16 anos, o valor gasto com energia elétrica (após a quitação do investimento) seria de apenas R$ 5760. Um excelente investimento, concorda?

Maior competitividade e vantagem no mercado

A economia proporcionada pela energia solar pode acarretar outras vantagens competitivas. Isso porque com o valor economizado é possível reinvestir no seu negócio, seja para maior produtividade, seja na melhoria de qualidade de produtos ou serviços.

Na Escola Municipal Professor Milton Magalhães Porto de Uberlândia e na Estadual Professor Oswaldo Aranha em São Paulo, os dois colégios públicos pioneiros na implementação de energia fotovoltaica, o valor economizado permanece nas instituições e são utilizados para melhorar processos administrativos e estruturais, ampliar atividades extracurriculares e reforçar a formação dos estudantes, fantásticos não é mesmo?

Mas não é apenas a favor da educação que a energia solar gera resultados. Diversos outros empreendimentos se beneficiam da implementação da fonte é o caso de padarias, academias de ginástica, produção rural etc.

Veja outros cases de sucesso aqui.

Financiamento de energia solar para empresa

Para melhorar a saúde financeira do seu negócio e apostar neste investimento, o financiamento pode ser um ótimo aliado. Com esta solução é possível efetuar o pagamento do sistema em parcelas de valor equivalente ao valor mensal da conta de luz convencional, ou seja, antes da implementação da energia solar. Dessa forma, o investimento não sobrecarrega os custos da sua empresa.

Saiba mais sobre financiamento de energia solar.

ATP Solar

A ATP Solar é especialista em soluções para a geração de energia solar fotovoltaica – desde o estudo de viabilidade e análise financeira até a homologação de projeto e a instalação do seu sistema. Com atuação no mercado desde 2013, soma um amplo portfólio de projetos dos mais variados portes e modelos.

O Grupo ATP reúne empresas de diversos setores e possui mais de 25 anos de experiência no Brasil e em países da América Latina e África. Tanto a ATP Solar, quanto o Grupo ATP são membros fundadores e fazem parte da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD).

Você quer conhecer as vantagens da energia solar para o seu negócio? Calcule agora a economia mensal da sua conta de luz