As novas tecnologias e a sociedade cada vez mais conectada estão gerando uma mudança no comportamento das pessoas, instituições e empresas. A alta demanda por energia elétrica vem acompanhando as transformações do planeta. Aliado a isso, o mundo sofre com uma crise energética que tem elevado o preço da eletricidade.  No Brasil, umas das soluções para este problema seria a energia solar para pequenas empresas

Aqui no Brasil, o cenário é um pouco diferente. As distribuições de rios com boas condições para geração de eletricidade fez com que o país apostasse na produção de energia renovável, por meio de hidrelétricas, que representa 75% da matriz do país.

Mesmo assim, o sistema brasileiro já apresenta fragilidades. A alta demanda, situações climáticas não favoráveis, períodos de seca, dentre outros fatores, acabaram por esvaziar alguns dos principais reservatórios brasileiros e, por isso, diminuem a produção de energia, tendo como consequência o aumento do preço das tarifas de energia.

Além disso, o modelo hidrelétrico, apesar de renovável, resulta num grande passivo ambiental devido a grande complexidade dos projetos, dividindo assim a opinião pública.

Somado a essa situação, o aumento das tarifas de energia impactam os consumidores, principalmente, em pequenos negócios, em que os custos com eletricidade podem representar grande parte dos custos fixos das empresas.

A solução, então, pode estar na energia solar fotovoltaica.

Energia solar para pequenas empresas

A saída que o Brasil tem encontrado é apostar na grande capacidade de geração elétrica por fonte solar. Espera-se que até o fim de 2017 o Brasil alcance uma capacidade operacional cada vez maior.

Estima-se que o país figuraria entre os 20 maiores produtores até 2018, de acordo com uma pesquisa do Ministério de Minas e Energia. Saiba mais sobre o boom da energia solar do Brasil neste post da ATP Solar.

Então quais os benefícios da energia solar para pequenas empresas?

Diminuição de custos

Apostar em energia solar para pequenas empresas pode levar a uma economia mensal de até 95% nas contas de luz, dependendo do tamanho do sistema, radiação solar da região etc. Assim, é cobrado do consumidor apenas a taxa mínima da conta de luz (cobrada pela Distribuidora pela disponibilização do serviço) e a taxa de iluminação pública.

O retorno sobre o investimento também é rápido, cerca de 3 a 8 anos em média. Após esse período, o sistema passa a gerar apenas economia. Outra opção vantajosa é a opção pelo parcelamento da compra do sistema por meio de financiamento.

O resultado é uma sensível diminuição das despesas da empresa e o benefício de não ficar refém das altas nas contas de luz.

Retorno sobre o Investimento

A energia solar oferece um retorno sobre o investimento bastante rápido. Essa taxa deve variar de acordo com o projeto e o local de instalação (veja aqui como calcular o ROI da energia solar). No geral, o payback gira em torno de três e oito anos, um tempo bom de retorno se levado em consideração a vida longa de 25 anos que um sistema possui.

Atualmente, alguns financiamentos tornam a instalação ainda mais acessível e o investimento mais vantajoso.

Para as pequenas empresas, essa é uma maneira de realocar despesas, usando o valor que seria gasto mensalmente em conta de luz em algum outro investimento que pode melhorar os processos e serviços e, ainda, aumentar a margem de lucro dos pequenos negócios.

Custos de manutenção mínimos

A manutenção dos sistemas fotovoltaicos é outro ponto positivo da energia solar. O sistema gera energia ao longo do tempo e a sua manutenção é mínima, somente o suficiente para limpar os painéis e garantir a que a potência máxima otimize os resultados.

Em diversas cidades a própria chuva é responsável pela limpeza. O ideal também é que os painéis não sejam instalados próximo a árvores, evitando, assim, que sombras ou folhas secas acumuladas diminuam a potencialidade dos equipamentos.

Meio Ambiente 

Optar pela fonte de energia solar também é apoiar ações que visam a redução do consumo de combustíveis fósseis e emissão de gases poluentes. Tudo isso mostra que a empresa está alinhada no combate ao aquecimento global, um dos grandes responsáveis por parte dos desastres ambientais no mundo.

Imagem da empresa

As novas tecnologias imprimiram no mundo uma nova lógica de vida, em que os processos são mais rápidos e a participação da sociedade em debates e discussões é possível.

Por isso, atualmente, não basta ter um discurso passivo ambiental, se as ações de uma empresa – grande, média ou pequena – não estiverem em consonância com seu discurso. Por tanto, optar por energia solar não é apenas bom economicamente, mas extremamente favorável para sua imagem.

São vários os motivos que demonstram como a energia solar está mudando pequenas empresas, apoiando a competitividade dos negócios e o desenvolvimento sustentável.

Quer saber mais sobre como a energia solar pode favorecer seu negócio? Entre em contato com a ATP Solar!