Com ótimos resultados, o financiamento para energia solar é um investimento estratégico para qualquer empresa que deseja se tornar mais competitiva no mercado, diminuir custos e, ainda por cima, estar alinhada aos desafios do momento atual: Desenvolvimento sustentável e autonomia na produção elétrica.

A energia fotovoltaica já foi um investimento alto, mas atualmente, tem se tornado indispensável para garantir bons resultados no mercado.

Além do investimento de recurso próprio do cliente. O financiamento vem sendo uma das principais formas de adquirir e viabilizar a instalação de sistemas fotovoltaicos, isso porque diversas instituições financeiras já contam com linhas de financiamento exclusivas para sistemas fotovoltaicos.

Com uma análise mais aprofundada das opções existentes é possível maximizar o retorno sobre o investimento e diminuir o payback (retorno do valor investido), fazendo com que a economia gerada pelo sistema fotovoltaico se iguale a parcela do financiamento. Ao final é possível em alguns casos obter energia solar com um custo total quase igual a zero. 

Aprenda agora como economizar energia na sua empresa através das linhas de financiamento para energia solar

As 2 principais linhas de financiamento para energia solar no brasil

Nos últimos anos, muitas instituições vêm destacando a importância do investimento em energia solar como fonte de energia. Por isso, foram criados variados modelos de financiamento para energia solar

1. Santander Financiamentos

Oferecido desde 2013, o Santander Financiamento tem seu modelo de incentivo a energia fotovoltaica que atende pessoa física ou jurídica, podendo ser correntistas do Banco ou não. A instituição parcela a instalação dos painéis em até cinco anos e o serviço pode ser contratado diretamente nas prestadoras ou lojas credenciadas a linha. As taxas de juros variam de acordo com os valores e prazos.

2. Banco do Nordeste (BNB)

A linha de financiamento de sistemas fotovoltaico específico para os estados do nordeste chama FNE Sol e foi lançado no ano passado. Destinado a empresas de todos os portes e setores, incluindo produtores rurais e cooperativas, são itens financiáveis desde a aquisição dos equipamento até o serviço de instalação. O projeto pode ser financiado em até 100% do valor com um prazo de até 12 anos e carência entre seis meses e um ano.

Como definir uma estratégia para o seu financiamento para energia solar

Para alcançar um custo zero no seu investimento de sistema fotovoltaico o ideal é igualar a economia de energia gerada a parcela de pagamento do financiamento.

Inicialmente, é imprescindível ter em mente qual o gasto mensal de eletricidade do imóvel e qual a capacidade de geração de energia do projeto que você deseja instalar. Todos esses dados podem ser determinados com o apoio de uma empresa especializada.

Outro ponto fundamental é a definição do prazo de financiamento para energia solar e as taxas de juro da opção escolhida. Para ajudar, algumas instituições oferecem em suas páginas simuladores de financiamento.

Investir em energia solar irá tornar seu negócio mais competitivo, já que os custos de produção irão cair substancialmente. Para isso, você pode contar com um financiamento de sistema fotovoltaico. No entanto, para definir qual o melhor fundo e a estratégia de investimento é fundamental o trabalho de uma empresa especializada e filiada à Associação Brasileira de Geração Distribuída.

Além de prestar um serviço de alta qualidade e com profissionalismo, a ATP Solar ainda lhe ajuda a cuidar de todo o trâmite burocrático do seu financiamento, aumentando assim, suas chances de aprovação e economizando o seu tempo!

Quer saber mais sobre energia solar para alavancar seus negócios? Baixe gratuitamente o Guia da empresa sustentável!

O Guia da Empresa Sustentável