Você deseja investir em um kit de energia solar, mas acredita que é melhor economizar e apenas adquirir os painéis, para fazer instalação por conta própria? Então, recomendamos a leitura do post de hoje, que responderá à pergunta: será que vale a pena comprar kit de energia solar? Acompanhe!

Kit de energia solar: onde comprar e como instalar corretamente?

Primeiramente, como se faz para ter um kit de energia solar? Existem inúmeras empresas no mercado, de pequeno a grande porte, que fornecem os mais diversos tamanhos e tipos de painéis. Mas será que, após a compra, você pode fazer todo o trabalho de instalação e manutenção com diversos fornecedores, ou até mesmo por conta própria?

Nenhuma dessas alternativas são recomendadas, pois existe uma extensa regulação pela ANEEL sobre uso de placas fotovoltaicas e que baliza o uso de energia solar no Brasil. Além disso, é necessário conhecimento técnico para instalar os painéis. Portanto, é essencial um suporte altamente especializado.

Por exemplo: se os painéis forem ligados à rede elétrica, para fazer geração distribuída, é necessária uma ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), e apenas um técnico e/ou engenheiro credenciado ao CREA podem fazer isso. Inclusive, existem as normas regulamentadoras: NR-10 (trabalho com instalações elétricas) e NR-35 (trabalho em altura) do Ministério do Trabalho, por meio das quais também se disciplina esse tipo de atividade. Ou seja, não é algo simples.

Caso não esteja em conexão à rede elétrica, a instalação não precisa de ART. Contudo, de qualquer forma são necessários profissionais capacitados, pois é um tipo de operação que envolve riscos, visto que trata-se de trabalho com energia e em altura, na maioria das vezes, podendo ocorrer acidentes e choques elétricos.

Por essa razão, veja a seguir por que é necessário o apoio de uma empresa especializada, que ofereça toda a solução em energia solar para você.

Por que você deve escolher uma empresa séria no mercado?

Está achando que o custo será alto ou são muitos elementos envolvidos no processo de aquisição e instalação do kit de energia solar?  Tenha calma, solucionar essa questão é bem fácil: contrate uma empresa que disponha de:

E vale a pena lembrar que, ao contratar uma empresa com experiência no mercado, além de ter um produto de boa procedência, você garante a instalação e, principalmente, a manutenção do seu sistema de painéis solares. Embora sistemas dessa natureza não demandem muita manutenção, ao passar do tempo podem ser obstruídos por poeira e folhas de árvores, ou outros materiais fuliginosos.

Esse fato deve ser levado em consideração na hora de escolher uma empresa fornecedora. Afinal, muitos desses contratempos podem ser evitados, mediante um projeto bem trabalhado, no qual se use, entre outros aspectos, a própria inclinação dos painéis para criar um caminho preferencial de lavagem, quando chover, por exemplo.

Essa é a razão pela qual a sua empresa de preferência precisa conhecer todas as etapas de instalação da energia solar.

Como uma empresa séria poderá lhe entregar mais?

Uma empresa legalmente constituída, experiente e de alto padrão de atendimento deve ser preferencialmente associada à ABGD, pois, assim, saberemos que está certificada  a realizar corretamente todos os procedimentos.

O que avaliar na empresa que instalará seu kit de energia solar?

Vale alertar que uma empresa competente faz um projeto detalhado para instalar os painéis fotovoltaicos, o qual deve envolver:

  • avaliação do local para escolher melhor ponto para instalar;
  • demanda exata do cliente;
  • potência fotovoltaica do sistema.

Além disso, é feita uma análise de viabilidade financeira: levantamento completo, envolvendo:

  • forma de financiamento do sistema fotovoltaico;
  • ganho com geração distribuída;
  • tempo de retorno financeiro – que ocorre também por meio de um estudo de viabilidade técnica, a ser também fornecido pela contratada.

Outros aspectos a serem levados em conta na seleção da empresa são: ter equipe própria e sistemas de monitoramento de geração de energia solar, que podem ser acompanhados remotamente, via web.

Por isso, pense bem nesses aspectos, na hora de escolher a empresa que instalará o seu sistema fotovoltaico e tenha muita tranquilidade!

Considerações finais sobre instalação de kit de energia solar

Em suma, uma empresa séria do mercado de kit de energia solar deve elaborar um estudo e um projeto único para cada cliente. Levando em consideração: o local, custo-benefício, o modelo do painel e a melhor solução para o seu negócio.

Além disso, tem que ser certificada e de preferência associada à ABGD. Também é fundamental que essa empresa siga as normas regulamentadoras e fazer o ART, quando necessário. Só assim poderá ser garantido o bom funcionamento, instalação e manutenção dos seus painéis fotovoltaicos.

Então, pense que, se você optar por uma empresa qualquer, sem a pesquisa correta, você terá alto risco e a possibilidade de ter de substituir toda a sua instalação. E não apenas isso, mas também pode ocorrer de comprar um sistema que não se adeque às suas necessidades. Ou seja, em vez de transformar a energia solar na sua empresa em uma vantagem competitiva, virará uma desvantagem. E você terá enormes prejuízos.

A solução: escolha o seguro e o certo: trabalhe com quem entende desse tipo de serviço, busque os clientes anteriores da empresa, veja o grau de satisfação dessas pessoas. Afinal, contra fatos não há argumentos, não é mesmo?

Inclusive, para que selecione a melhor empresa do mercado, será necessário que você tenha muitas informações sobre kit energia solar. Então, entre em contato conosco!