Também chamado de marketing ambiental, marketing sustentável e Ecomarketing, o Marketing Verde já começa a fazer parte das estratégias empresariais.

Além de sensibilizar os clientes sobre essas questões, essa ramificação do marketing traz benefícios econômicos e principalmente para a imagem do seu negócio.

Sendo assim, este artigo irá falar sobre o Marketing Verde, desde a sua conceituação até em como a energia solar pode compor uma estratégia eficiente deste tipo de marketing.

Acompanhe!

O que é Marketing Verde?

O Marketing Verde parte do princípio de que as empresas que o adotam encontram e aplicam soluções para utilizar os recursos naturais de forma sustentável e com responsabilidade, tentando reduzir ao mínimo possível o impacto ao meio ambiente dos seus produtos.

As empresas que adotam o Marketing Verde também se preocupam em não só passar a imagem de consciência ambiental, mas também de ter atitudes e ações condizentes com essa postura.

Ter consciência ecológica é uma característica mandatória dos últimos tempos, com uma grande importância perante todos os públicos.

Como uma estratégia de marketing verde deve ser?

Para que uma estratégia de marketing verde funcione, as empresas não devem ficar apenas no discurso. Elas devem investir em matérias primas renováveis, obtidas de maneira sustentável, em formas alternativas de geração de energia, na reciclagem e no reaproveitamento, por exemplo.

Também é necessário que a adoção do marketing verde seja economicamente viável para a empresa. Afinal, é preciso ter algum retorno financeiro por meio das práticas sustentáveis.

As práticas também devem levar em consideração o ambiente ao redor, além das tradições e culturas da região.

Vale salientar que fazer Marketing Verde consiste na junção do desenvolvimento com a divulgação do que foi criado, alinhando a empresa com a opinião pública, fazendo com que os consumidores saibam que o que foi desenvolvido tem baixo impacto ambiental.

Por que as empresas estão adotando esse tipo de marketing?

As vantagens competitivas deste tipo de marketing no mercado são um diferencial qualitativo para os produtos, serviços ou processos que são desenvolvidos com base nesta metodologia.

Comprar e fazer negócio com empresas ecologicamente corretas é uma tendência de mercado: de acordo com uma pesquisa da Nielsen, 66% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos e serviços sustentáveis.

Outro fator que faz com que as empresas adotem esse tipo de marketing é conscientizar os seus clientes de quais vantagens são agregadas a partir do consumo de produtos, serviços ou processos que contribuem para o meio ambiente.

Como elaborar uma estratégia de Marketing Verde?

1. Otimize os seus processos

Identifique quais processos impactam o meio ambiente e como impactam. É importante considerar todos eles desde a reciclagem de materiais, coleta seletiva e a redução do consumo de energia com uma simples troca de lâmpadas, até o investimento em programas de desenvolvimento de novos produtos.

2. Estude a viabilidade

Após a otimização dos processos, produtos ou serviços da empresa que podem ser melhorados, se dá a etapa de estudos de viabilidade. Sempre seguindo a ordem de gestão mais adequada dos recursos da empresa. O interessante dessa etapa do processo é que muitas ações de economia de energia e de otimização de recursos não precisam de grandes investimentos, portanto uma boa análise é essencial.

3. Crie uma consciência ambiental entre os colaboradores

Mesmo com o maior dos investimentos e a mudança e adequação total da empresa, nada adianta caso não haja também a mudança de pensamento dos seus colaboradores e até dos seus donos e fundadores. Os valores e atitudes de todos que têm contato com a empresa são essenciais, já que o engajamento é o principal agente motivador e causador de mudanças no pensamento ambiental.

Quais empresas já usam esse tipo de marketing?

Natura

A Natura se destaca por ser pioneira na adoção do Marketing Verde no Brasil. A sua adoção é notável, com embalagens em papel reciclado, treinamento em comunidades ribeirinhas e inclusive um processo de desenvolvimento de carros elétricos que irão atuar nas operações de logística da empresa. Vale salientar que a Natura se destaca nas ações sustentáveis, tendo sido premiada pela ONU sobre desenvolvimento sustentável e é bicampeã no prêmio da EXAME, como a empresa sustentável esse ano.

Unilever

A empresa atua fortemente em todas as marcas que fazem parte do seu portfólio (hoje são mais de 400 marcas), com a redução da emissão de gases do efeito estufa em 50% nos últimos 15 anos. Também se preocupa em fabricar produtos ecológicos e embalagens que são facilmente recicláveis ou biodegradáveis. A empresa inclusive já recebeu prêmios sobre sustentabilidade e desenvolvimento ambiental.

Starbucks

A Starbucks trabalha junto com os agricultores no incentivo aos que adotam práticas sustentáveis de produção. Também promove a responsabilidade ambiental nas suas lojas, juntamente com funcionários e clientes, tendo a primeira loja da América Latina da marca com a certificação LEED, que certifica os edifícios sustentáveis. Além disso, possui um programa de Gestão Ambiental como uma de suas diretrizes.

Como a energia solar impulsiona a estratégia de Marketing Ambiental?

Uma importante forma de colocar em prática o Marketing Verde é a implantação de um sistema fotovoltaico dentro da empresa, que traz vantagens competitivas quanto à aplicação dessa metodologia de marketing.

A energia solar atua em atender 3 principais pontos de geração de valor para a empresa. Esses pontos são:

  • Redução dos custos;
  • Imagem corporativa;
  • Aumento da competitividade no mercado.

Todos os 3 pontos ditos acima podem e são utilizados no Marketing Verde, uma vez que são os pilares para a aplicação desta metodologia de marketing. A energia solar vem sendo fortemente utilizada, e empresas como a ATP Solar tem a experiência necessária para uma ótima implantação desse tipo de geração de forma responsável e correta.

Por que a adoção do marketing ambiental é importante para sua empresa?

Adotar o marketing verde é um investimento. Além de mostrar para o público que a sua empresa se preocupa com o meio ambiente, você reduz consideravelmente gastos desnecessários. Investir em energia limpa, como a energia solar é um passo que deve ser aplicado, pois além de enriquecer o Marketing Verde, acarreta em reais reduções de custos!

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