Os mitos sobre energia solar são muitos, mas a grande verdade é que essa energia é uma fonte limpa, renovável e sem impacto socioambiental.

As projeções para a energia solar fotovoltaica são as melhores. Dados do Plano Nacional de Energia mostram que a fonte estará presente em 18% dos domicílios brasileiros até 2050. E a projeção mundial é ainda mais positiva: a representatividade da energia solar deverá ser seis vezes maior até 2030.

Apesar disso, a fotovoltaica ainda esbarra em algumas dificuldades, principalmente, em relação à informação. Conheça agora 8 mitos sobre a energia solar:

Um dos maiores mitos sobre energia solar é que placas solares só servem para esquentam água

Na verdade, existem placas solares que só esquentam água, enquanto outras produzem eletricidade. Entre elas, há uma diferença básica. A primeira é a energia solar térmica que aquece pela radiação solar usando placas metálicas e um reservatório termicamente isolante.

Já a energia fotovoltaica transforma radiação solar em eletricidade por meio do efeito fotovoltaico, painéis e inversor solares, abastecendo chuveiros elétricos ou qualquer componente energizado, como iluminação, geladeira, máquinas etc.

As empresas brasileiras não são confiáveis

O boom da energia solar no Brasil é recente. Mas este processo não tem relação com a falta de qualidade das empresas brasileiras, e sim com a aprovação de resoluções, como a que definiu a Geração Distribuída e que a tornou mais vantajosa comercialmente, além do barateamento da tecnologia.

Mesmo assim, como em qualquer outro serviço é fundamental se informar antes de fechar o contrato. No caso da energia solar, confira se a empresa está na Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD).

As empresas desaparecem após a instalação

Não é comum que as empresas desapareçam após a instalação. A garantia do sistema, normalmente, cobre todo o período de vida útil de um sistema solar fotovoltaico, que é de cerca de 25 anos.

Mais uma vez, buscar informações sobre é fundamental. Converse com outras pessoas que já fizeram instalação de painéis fotovoltaicos e faça uma pesquisa sobre as empresas na internet.

Produtos não têm qualidade

Existem várias marcas e produtos no mercado. Para garantir a melhor qualidade dos painéis que serão instalados é preciso analisar alguns dados, como:

  • Certificação do INMETRO (Selo A em eficiência, certificado pelo INMETRO e IEC 61215);
  • Taxa de eficiência entre 15 e 16%;
  • Variação de potência entre 0 e 5%;
  • Coeficiente de temperatura entre 0,35 até 0,47%.
  • Possuir Diodo de By-pass
  • Entre outras informações

Quanto aos inversores é importante analisar o seguinte:

– Eficiencia: >=94%

– Grau de proteção no mínimo IP55

– Possuir MPPT

– Capaz de ser monitorado remotamente

– Garantia mínima de 05 anos

Empresas especializadas estão capacitadas a escolher os melhores produtos com base nestes e em diversos outros aspectos.

Energia solar requer manutenção

Neste quesito, realmente as empresas podem desaparecer, mas o motivo é outro. A manutenção dos painéis fotovoltaicos é bastante simples e requer a limpeza com o uso apenas de pano e água para remoção de sujeiras, que podem causar uma pequena perda de 5% de eficiência. Além disso, ela deve ser realizada somente uma ou duas vezes ao ano.

Em muitos casos, em lugares onde há certa regularidade de chuvas, a necessidade de limpeza é mínima, já que a própria chuva pode fazer este papel, ou seja, mais um dos grandes dos mitos sobre energia solar.

Energia solar ainda é muito cara

Mais um dos grandes mitos sobre energia solar. Pare e pense quantas vezes já ouvimos dizer que a energia solar ainda não é uma tecnologia acessível, pois é muito cara? E esse é um dos maiores mitos sobre a solar. Atualmente, os seus custos vêm baixando o preço, mas a sua vantagem real está não no valor pago para sua instalação, mas sim na economia de energia ao longo do tempo.

Além disso, a energia solar é ainda mais vantajosa se considerarmos a crise energética em que vivemos e que já fez com que os preços nas contas de luz subissem em torno de 30%.

A energia fotovoltaica é cara por conta da bateria que armazena eletricidade

Outro grande mito sobre energia solar. Realmente, o uso de baterias encarece a fonte solar, mas elas só precisam ser empregadas nos sistemas off grid, ou seja, sistema de energia solar que não são conectados à rede elétrica convencional.

Esse modelo de geração de energia é ideal para locais isolados e, apesar de serem mais caros, em muitos casos, ainda se mostram mais viáveis do que o investimento na extensão de redes de transmissão convencional.

No entanto, o modelo de produção de energia solar mais financeiramente vantajoso – e mais empregado no mundo todo – é o sistema on grid. Conectado à rede de eletricidade convencional, ele não requer o uso de baterias.

O sistema gera energia durante o dia e seu excesso alimenta a rede elétrica local. Já o retorno financeiro vem em forma de crédito pelo que foi gerado ao longo da exposição solar e é abatido no valor da conta de luz.

É um investimento que não se paga

Este, sem dúvidas,  é um dos maiores mitos sobre energia solar. Atualmente, a média de tempo para que um sistema fotovoltaico se pague e passe a gerar apenas lucro para o consumidor é de quatro a dez anos.

Essa variação acontece porque diversos fatores podem influenciar o valor do investimento, entre eles, tarifa da energia elétrica da cidade, fornecedor contratado e tamanho do sistema contratado.

Mesmo assim, é importante lembrar que a vida útil do sistema a garantia dos módulos fotovoltaicos é de 25 anos, o que dá, no mínimo, um tempo de lucro de 15 anos.

Não é a toa que a energia solar tem sido colocada como uma das soluções para o desenvolvimento sustentável, principalmente, em uma sociedade que tende a demandar cada vez mais eletricidade.

Sem impacto ambiental consideráveis e com grande potencial para economia na conta de luz, a energia solar fotovoltaica garante autonomia na produção de eletricidade e eficiência energética.

Se restou alguma dúvida, entre em contato com nossa equipe! Temos anos de experiência no assunto e estamos prontos para te atender!