Você provavelmente já ouviu falar que a energia solar é muito cara e não vale a pena? Mas você sabe realmente quanto custa a energia solar? Pois bem, a energia solar fotovoltaica é um investimento muito rentável, com resultados positivos em todos os setores e também em residências.

Saiba agora como fazer o cálculo de energia solar fotovoltaica.

Energia solar fotovoltaica: o que influencia seu preço?

O tamanho do sistema solar fotovoltaico é variável para cada tipo de cliente e necessidade. Para saber qual será o tamanho de um sistema é preciso levar em consideração a demanda de energia do local.

Por isso, é importante fazer um levantamento da média de gastos com a energia mensal, em um período de 1 ano.

Tendo em mente a demanda de energia, é hora de definir qual será a dimensão do sistema. A partir disso, fazer o cálculo de quanto custa a energia solar

Cálculo de quanto custa a energia solar.

O cálculo do retorno sobre o investimento da energia fotovoltaica leva em conta todos os gastos na instalação e toda a economia que será gerada ao final dela.

No caso dos sistemas on grid, conectados a rede elétrica da distribuidora de energia:

Além dos painéis fotovoltaicos, também devem ser somados os valores do inversor solar, cabos, estrutura de instalação, etc. A quantidade de painéis também pode variar de acordo com a demanda energética.

Outro fator de variação é a incidência solar na região em que o sistema será instalado (já que a incidência solar varia entre as regiões do Brasil). Desta forma, uma região que recebe mais radiação precisará de menos placas do que uma região menos solar.

Além disso, um levantamento do espaço disponível dos telhados também poderá definir quantos ou quais painéis deverão ser instalados (em um espaço menor, painéis com potências maiores, por exemplo).

Para os sistemas Off Grid, ou seja, os sistemas que não estão conectados à rede elétrica da distribuidora de energia local, é preciso considerar o valor das baterias que armazenam a energia produzida durante o dia e que é utilizada durante a noite.

Normalmente, o valor dessas baterias encarecem o investimento. Ainda assim, em regiões isoladas sem abastecimento de eletricidade, o sistema off grid pode sair mais vantajoso do que a ampliação da rede.

– Valor do projeto

O planejamento e o projeto são fundamentais para o sucesso do serviço. Nele todos os dados sobre demanda de eletricidade e porte do sistema serão determinados.

Por isso, é imprescindível contar com uma equipe especializada em energia solar que estará preparada não só para fazer este estudo, como também para especificar e fornecer os melhores equipamentos.

– Serviço de instalação

Soma-se ao valor dos equipamentos e do projeto o serviço de instalação das placas fotovoltaicas. A instalação pode durar de um a três dias, também dependendo do tamanho do sistema.

Valor de Economia:

Uma vez definido o gasto total do sistema é hora de definir qual será a economia gerada por ele. O cálculo deve considerar a vida útil, que é longa. São 25 anos de funcionamento em potência alta, sendo que após esse período o sistema continua a funcionar, porém em potência mais reduzida. A economia é bastante variável, já que depende do tamanho do sistema instalado e a taxa de radiação solar do local, entre outros fatores. No entanto, ela pode chegar a 99% da conta de luz, cabendo ao consumidor o pagamento apenas da taxa mínima cobrada pelas Distribuidoras de eletricidade referente a disponibilidade da conexão com a rede convencional e a taxa de iluminação pública.

Retorno sobre o investimento da energia solar fotovoltaica

Com o custo para a instalação e a economia gerada pelo sistema, é preciso dividir estes custos pela economia. O retorno também depende de diversos fatores: tarifa da energia elétrica da cidade e tamanho do sistema a ser instalado.

Por isso, cada caso precisa ser estudado individualmente para saber quanto custa a energia solar, mas no geral o retorno da energia solar fotovoltaica costuma variar entre três e oito anos.

Cálculo completo do ROI

O cálculo do retorno sobre o investimento da energia solar fotovoltaica pode ser complementado se levado em consideração também uma projeção da inflação, que afeta diretamente a tarifa da conta.

Seja no comércio, indústria, empresa ou residência, o retorno sobre o investimento é crucial na tomada de decisão, como a instalação de painéis fotovoltaicos.

É este cálculo que confirma a viabilidade de um investimento. Para contar com uma previsão assertiva a melhor opção é buscar o apoio de uma empresa especializada em energia solar e verificar sempre se ela faz parte daAssociação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD).

Busca uma empresa de confiança no mercado solar? Entre em contato com a ATP Solar e solicite um orçamento!