O uso da energia solar no Brasil tem ganhado vários adeptos e já está presente em diversas empresas no país. Certificar os usuários que fazem a utilização desse tipo de energia limpa é uma das iniciativas do Selo Solar.

Essa certificação foi criada em 2012, como uma forma de destacar as empresas que optam pela utilização da energia fotovoltaica. As empresas que o possuem são reconhecidas por mostrar que apostam em uma energia renovável e de baixíssimo impacto ambiental, além de se posicionarem como promotores da causa.

Este artigo vai mostrar todos os detalhes desta certificação, desde o que é e como surgiu, até sobre quais os benefícios que a sua empresa ganha ao adotar o Selo Solar.

Ficou interessado? Então, continue lendo!

O que é o Selo Solar?

A ideia do Selo Solar partiu do princípio de destacar aquelas empresas que possuem consciência ambiental, facilitando a vida dos clientes e investidores que buscam, cada vez mais, consumir de forma consciente e associar as suas marcas a empresas amigas do meio ambiente.

A certificação é concedida de forma gratuita. As empresas, edificações e instituições públicas ou privadas somente precisam comprovar a utilização de um valor mínimo anual de energia solar:

  • Para Clientes Residenciais a potência mínima instalada deve ser de 3kWp;
  • Clientes Comerciais necessitam comprovar a potência mínima instalada de 5kWp.

Outra forma de conseguir o selo solar é ter pelo menos 50% do seu consumo de energia proveniente de fontes solares.

O selo solar foi criado pelo Instituto de Desenvolvimento de Energias Alternativas para a América Latina (IDEAL) e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), juntamente com o apoio da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW).

Por que o Selo Solar é importante para as empresas?

A demanda por produtos “eco-friedly” e por empresas associadas com a causa da sustentabilidade vem sendo incentivada nesses últimos anos.

Não são raros os casos de boicotes ou de ataques virtuais realizados contra empresas que impactam o meio ambiente de forma negativa.

Nesse sentido, saber a origem da energia utilizada por cada empresa está se tornando cada vez mais importante e os consumidores têm dado atenção a este fato.

Para o consumidor engajado com as causas ambientais, conseguir saber que aquela empresa se preocupa e mantém uma fonte de energia com baixos impactos ambientais é uma vantagem e fator determinante para o consumo.

Conforme foi dito, o selo visa incentivar novos projetos e novas empresas a adotarem a marca, assim como os consumidores a reconhecer e apoiar as empresas que investem em energia limpa e em projetos de qualidade para a sua obtenção.

Como obter o Selo Solar?

As Diretrizes para a Obtenção do Selo Solar e os detalhes do processo de solicitação estão divididas em duas categorias, a de Geração Distribuída e o Mercado Livre.

A obtenção do Selo Solar, tanto para a categoria de Geração Distribuída quanto para o Mercado Livre, passa por algumas etapas. Confira:

  1. Cadastro Online, onde a formalização do pedido de análise da empresa é feita através de formulário online;
  2. Envio da Documentação e confirmação do email enviado pelo IDEAL com a documentação solicitada no prazo de 15 dias corridos após a etapa 1;
  3. Adequação – Mais informações podem ser solicitadas por email com um prazo de mais 15 dias após a etapa 2;
  4. Concessão – Após a verificação da documentação e da adequação por parte da empresa e a análise do IDEAL, é encaminhada a autorização de utilização do Selo Solar e um Kit digital de apoio com o manual de uso da marca e um guia de orientações para a sua divulgação;
  5. Publicação, onde o IDEAL também irá publicar nos canais de mídia as informações sobre a empresa que solicitou o Selo e o seu sistema fotovoltaico, com a inclusão do mesmo no cadastro de certificados.

Existem outros selos ambientais que a minha empresa pode conquistar?

Outros selos ambientais estão disponíveis para as empresas que desejam destacar os seus valores e as suas ações em prol do meio ambiente e sustentabilidade.

Confira os principais:

  • LEED (Leadership in Energy and Environmental Design);
  • FSC (Forest Stewardship Council);
  • ISO 14001;
  • ECOCERT;
  • IBD (Instituto Biodinâmico);
  • Processo AQUA – HQE;

É necessária a atenção ao ramo da sua empresa e aos critérios de auditoria de cada certificação, pois os enfoques podem ser diferentes do que se é pretendido.

Existem também certificações e Selos voltados diretamente para a energia solar, como:

  • Selo Energia Sustentável, do Instituto Acende Brasil, que tem como objetivo reconhecer empreendimentos e consumidores livres que são empenhados em ações de sustentabilidade energética. Possui três níveis de desempenho para reconhecer o estágio que o empreendimento se encontra;
  • Selo e Certificado de Energia Renovável da ABRAGEL, que tem como objetivo impulsionar o mercado de energia gerada através de fontes renováveis, que sejam de alto desempenho e sustentáveis. Possui duas certificações que trazem benefícios aos que geram energia e aos que consomem voluntariamente energia renovável. O Selo atesta que a empresa utiliza energia renovável e o Certificado comprova o uso de pelo menos 1MWh de energia renovável;
  • Selo Procel Edificações, que através de adesão voluntária tem como foco o reconhecimento das edificações que detém as melhores classificações para a eficiência energética.

Cuidados com o projeto de Energia Solar

Caso você tenha interesse em conquistar quaisquer destas certificações citadas neste artigo, fique atento!

Antes de começar um projeto para a implantação da Energia Solar, escolha com cuidado uma empresa para fazer isso por você. Ela deve possuir experiência no mercado e ser confiável.

Uma empresa de energia solar também deve fornecer uma solução completa, auxiliando na busca por um financiamento, além de te oferecer garantias de um bom serviço pós-venda. Isso é essencial para o sucesso do empreendimento. A ATP Solar faz tudo isso e atua no mercado desde 2013, com um amplo portfólio e atuação em todo o Brasil!

Dê o primeiro passo para a obtenção do Selo Solar na sua empresa! Entre em contato conosco e solicite seu orçamento!