Para que você entenda melhor as vantagens e desvantagens da energia solar, é interessante observar o comportamento de algumas empresas que já adotaram um sistema fotovoltaico em seus negócios.
Empresas colossais como Apple, Facebook e Google, têm feito investimentos gigantescos em energia solar, e estão a caminho de ter suas operações funcionando 100% com energia renovável até o final de 2020.

Certamente essas empresas enxergaram as imensas vantagens que a energia solar trás, além de gerar economia nos custos com energia, de quebra ela ainda valoriza a imagem da empresa e o imóvel, e prepara para os aumentos no valor da conta de luz!

Aprenda a seguir as principais vantagens e desvantagens da energia solar e os incríveis benefícios para o seu negócio.

Vantagens:

Nós que moramos no Brasil já começamos com uma imensa vantagem, pois o nosso país possui um índice incrível de radiação solar principalmente na área do Nordeste, que está entre um os locais com a maior potência de energia solar do mundo!

Veja abaixo as principais vantagens e desvantagens da energia solar.

Uma das poucas fontes de energia limpa e renovável

Uma fonte de energia é renovável quando é obtida por fontes não esgotáveis que são reabastecidas de forma natural . O que é o caso da energia solar, afinal, quando usamos a radiação do sol, nós não precisamos repô-la, não é? 

A energia solar também é uma forma de energia limpa, pois nenhum poluente é emitido na atmosfera no processo de captação da energia, o que quer dizer que ela não colabora com o efeito estufa. São poucas as opções de geração de energia tão ecologicamente corretas. Além disso, os painéis solares precisam de pouca manutenção depois de instalados.

Veja só o porquê. 

Necessita pouquíssima manutenção

Nesta última década houve um enorme investimento no setor de energia renovável, o que possibilitou o desenvolvimento rápido de tecnologias avançadas para a captação da energia solar. Com isso, os painéis solares estão cada vez mais potentes, duradouros, e necessitam de pouquíssima manutenção. Ou seja, quando você investe em energia solar, você está investindo em um setor que desenvolve soluções a longo prazo!

Economia de até 95% da sua conta de luz.

A energia solar é bem mais barata do que a comprada na rede elétrica. Todo o estabelecimento precisa de luz e energia para a operação andar, e em alguns casos este pode ser o maior gasto da empresa. A oportunidade para economizar é garantida!

Além do mais, a variação do preço da luz e das bandeiras tarifárias impactam diretamente na vida dos brasileiros. No mês Agosto, por exemplo, as contas de energia são mais caras devido a falta de chuva, que reduz o armazenamento dos reservatórios das hidrelétricas.

Continue lendo para ver como ficar fora dessa!

Autonomia energética

Imagine se você pudesse gerar a sua própria energia, desta forma você não iria sofrer mais com as variações das bandeiras tarifárias das companhias de energia. Seria incrível não é mesmo? Pois esta é a realidade de quem tem um sistema solar fotovoltaico instalado!

São poucas as desvantagens deste sistema, continue lendo para entender melhor.

Desvantagens:

Energia solar só é produzida durante o dia.

Um sistema solar fotovoltaico tem a capacidade de produzir energia mesmo em dias nublados, apesar de ser em uma escala menor. Porém, a desvantagem é que a geração de energia não ocorre durante à noite, já que o sistema necessita da radiação solar para funcionar.

No entanto, o sistema solar fotovoltaico com a compensação de energia junto às concessionárias, pode gerar créditos que têm validade de 60 meses, e que podem ser consumidos nos períodos em que não se está gerando, como à noite por exemplo. Também existe a possibilidade de armazenar a energia em um banco de baterias conectado ao sistema, para que a energia possa ser utilizada no período noturno!

A seguir falaremos mais sobre as vantagens e desvantagens da energia solar.

O armazenamento de energia solar é caro.

Existem dois tipos de sistemas fotovoltaicos de geração de energia solar, os sistemas conectados à rede elétrica (On Grid), e os sistemas isolados (Off Grid).

  • O sistema On Grid armazena a energia extra que você gerou na própria rede elétrica das concessionárias de energia, o que gera descontos na sua conta independentemente do período do dia. Caso você não gere energia o suficiente, voce consome o que necessita da rede elétrica. No fim do mês, você paga à distribuidora a energia que foi produzida pela rede elétrica, subtraído pelo valor que foi produzido por você!

  • Os sistemas Off Grid não são conectados à rede elétrica, por isso exigem baterias para armazenar a energia extra produzida para garantir abastecimento em períodos sem sol. Esta solução pode ser bem cara pelo altíssimo custo das baterias, por isso ela é geralmente utilizada em locais remotos que não possuem ligação com as concessionárias de energia.

Não desanime se o investimento inicial parecer alto, na verdade o valor da economia ao curto prazo supera o valor investido.

A desvantagem do preço da instalação de um sistema solar de geração de energia deve ser visto como um investimento. Isso porque o valor inicial será pago com o passar do tempo, conforme as suas economias na conta de energia.

No Brasil, o retorno sobre investimento de um sistema de energia solar varia bastante em função da radiação solar e das tarifas cobradas, mas de acordo com ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Foto Vitalícia) uma estimativa nacional do tempo de retorno varia entre 3 a 8 anos em média.

Vale lembrar que como estes sistemas possuem mais de 25 anos de vida útil, mesmo que ele se pague em 6 anos, ainda serão mais de 18 anos de energia com o custo mínimo. Um excelente investimento, concorda?

Aprenda a seguir sobre os tipos diferentes destes sistemas.

Dependência do clima

Independentemente do sistema, a única variável que irá determinar o nível da sua produção será a exposição dos painéis aos raios do sol. Não importa se o clima estiver frio ou quente, porém sua produção será menor se o dia estiver nublado e menor ainda em dias de chuva.

As vantagens e desvantagens da energia solar existem, mas com certeza as vantagens superam as desvantagens, já que diminui notavelmente os custos da sua empresa, possibilita uma autonomia energética e não polui o meio ambiente. Estes benefícios com certeza farão o seu negócio muito mais rentável, seja ele uma padaria, mercadinho ou uma escola!

Não perca tempo e calcule agora mesmo abaixo o quanto sua empresa pode economizar com a energia solar.